Artigo de Jorge Leitão Ramos no jornal Expresso, sobre a carreira de actor de Cinema de
Mário Viegas, a propósito da Homenagem que a Cinemateca lhe prestou, 1997. Clique.
Mário Viegas em alguns filmes onde entrou; coisas que tenho lá por casa (sem preocupação de datas) e que fui acumulando ao longo dos anos.
Filmagens de "Afirma Pereira" (1995) de Roberto Faenza: cena entre Marcello Mastroianni e Joaquim de Almeida, ao fundo pode ver-se Mário Viegas e Manuela de Freitas a assistir. Fotos de telemóvel, que me foram oferecidas creio, que pela Rita Azevedo Gomes.
"Afirma Pereira" (1995) de Roberto Faenza: cena entre Marcello Mastroianni e Mário Viegas.
«Tive o prazer de fazer duas cenas do filme e, principalmente, de trabalhar com Mastroianni, o que foi uma experiência muito bonita. Ele foi extremamente afável, falámos sobretudo de teatro. Estabeleceu-se uma relação que, apesar de curta, foi bonita e simpática.
Eu não tenho qualquer pretensão de falar sobre cinema, sou um actor e produtor de teatro, não medito sobre as problemáticas do cinema português nem estou preocupado com isso. Não tenho uma opinião formada, creio apenas que os filmes devem ser o mais portugueses possível. Quanto mais actores portugueses, quanto mais falarem de Portugal, melhor. Não temos absolutamente nada a aprender com a Europa, eles é que têm de aprender connosco e sobre nós.»
(Mário Viegas em entrevista durante a rodagem do filme Afirma Pereira)
"Afirma Pereira" (1995) de Roberto Faenza: cena entre Marcello Mastroianni e Mário Viegas.
Mário Viegas em "Afirma Pereira" (1995) de Roberto Faenza.
"Afirma Pereira" (1995) de Roberto Faenza: cena entre Marcello Mastroianni e Mário Viegas.
Mário Viegas em "Afirma Pereira" (1995) de Roberto Faenza.
"Afirma Pereira" (1995) de Roberto Faenza.
Cena entre Marcello Mastroianni e Mário Viegas.
"Napoléon et l'Europe" (1991), Mini-Série europeia realizada por vários realizadores, o episódio sobre Portugal, foi realizado por Fonseca e Costa. Mário Viegas fazia o papel de D. João V. Estas fotos do casting foram me oferecidas pelo Daniel Sasportes.
Cartazes do filme O Judeu (1996) de Tom Job Azulay; este filme levou quase 10 anos a concluir por problemas vários que foram acontecendo ao longo dos anos. Aqui o Mário teve um bom papel como D João V. Fotos encontrada na net.
Desenhos de 1987, do cenógrafo brasileiro Beto Manieri que trabalhou, sob a
Direcção de Arte de Adrian Cooper em O Judeu (1996) de Tom Job Azulay.
desenhos encontrado na net
Mário Viegas e Luís Lello, entre outros em O Funeral do Patrão (1975) de Eduardo Geada.
O Rei das Berlengas de Artur Semedo (1978). Com Mário Viegas a fazer vários papeis.
Foto encontrada na net.
Excerto de O Rei das Berlengas de Artur Semedo (1978).
Mário Viegas e Artur Semedo em foto sem data nem local. Mas, de certeza na época das filmagens de O Rei das Berlengas (1977), ao fundo vê-se umas arcadas que parecem o santuário de Fátima, o que pode explicar o "ar de enterro", com que os dois estão. Foto encontrada em cavalinhoselvagem.blogspot
Mário Viegas em A Divina Comédia de Manoel de Oliveira (1991).
Mário Viegas e Luis Miguel Cintra em A Divina Comédia de Manoel de Oliveira (1991).
Foto encontrada na net.
Capa do suplemento de O Público.
Foto encontrada na net
Mário Viegas e Luis Miguel Cintra em A Divina Comédia de Manoel de Oliveira (1991).
Foto encontrada na net.
Capa do suplemento de O Público.
Mário Viegas em filmes de José Fonseca e Costa. Cenas dos filmes: Kilas, o Mau
da Fita; Sem Sombra de Pecado; A Mulher do Próximo e Os Cornos de Kronos.
Lia Gama, Milú e Mário Viegas em Kilas, O
Mau da Fita (1980) de José Fonseca e Costa.
Foto encontrada na net.
Lia Gama e Mário Viegas em Kilas, O
Mau da Fita (1980) de José Fonseca e Costa.
Foto encontrada na net.
Cartaz do filme Kilas, O Mau da Fita (1980) de José Fonseca e Costa.
Foto encontrada na net.
Kilas, O Mau da Fita (1980) de José Fonseca e Costa.
Mário Viegas e Natália do Vale em Kilas, O
Mau da Fita (1980) de José Fonseca e Costa.
Foto encontrada na net.
A Mulher do Próximo (1988) de José Fonseca e Costa.
Foto encontrada na net.
Mário Viegas e Natália do Vale em Kilas, O
Mau da Fita (1980) de José Fonseca e Costa.
Foto encontrada na net.
A Mulher do Próximo (1988) de José Fonseca e Costa.
Foto encontrada na net.
MÁRIO VIEGAS: ONDE ESTÁ A LIBERDADE?
Título do ciclo da Cinemateca Portuguesa
Programa mensal da Cinemateca com texto de apresentação do Ciclo
dedicado a Mário Viegas, creio que da autoria de João Bénard da Costa.
Eu e o Sr. Gil (motorista da Cinemateca) em 1997, nas instalações da Cinemateca
durante a organização do catálogo do ciclo da Cinemateca dedicado a Mário Viegas.
Eu, sem cabelos brancos em 1997, nas instalações da Cinemateca durante
a organização do catálogo do ciclo da Cinemateca dedicado a Mário Viegas.
Capa do catálogo do ciclo da Cinemateca dedicado a Mário Viegas. O catálogo é da autoria de Rita Azevedo Gomes e eu colaborei com a Rita no catálogo, na organização e exposição feita no Foyer.
Programa mensal da Cinemateca com texto de apresentação do Ciclo
dedicado a Mário Viegas, creio que da autoria de João Bénard da Costa.
Eu e o Sr. Gil (motorista da Cinemateca) em 1997, nas instalações da Cinemateca
durante a organização do catálogo do ciclo da Cinemateca dedicado a Mário Viegas.
Eu, sem cabelos brancos em 1997, nas instalações da Cinemateca durante
a organização do catálogo do ciclo da Cinemateca dedicado a Mário Viegas.
E PARA ACABAR ESTE POST, UM FILMEZINHO DE SAM.
QUE NÃO SENDO CINEMA É COMO SE O FOSSE.
"Filmezinhos de Sam" - Uma série de pequenos filmes para a RTP, da autoria de Sam (Samuel Azavey Torres de Carvalho) o cartunista conhecido entre outras obras pela criação do célebre "Guarda Ricardo". Os filmes foram protagonizados por Mário Viegas com a colaboração de Victor Norte, Paula Só, Isabel Leitão entre outros e realizados por José Cunha.