terça-feira, 31 de julho de 2012

Mário, fazes cá muita falta!


Capa da AUTO-PHOTO BIOGRAFIA (não autorizada) de Mário Viegas.


Em Setembro de 1995 fui á Colômbia fazer uma digressão com a Maria do Céu Guerra, e quando regressei entrei para o hospital, logo nos começos de Outubro e só saí em Janeiro de 1996, durante esses meses só me chegavam poucas noticias do Mário Viegas e da Companhia Teatral do Chiado. Mas, um dia, (em Novembro de 1995) tive a visita do Mário Viegas que entrou no meu quarto do hospital com uma AUTO-PHOTO BIOGRAFIA, que ele entretanto tinha editado e colocou em cima das minhas pernas provocando umas dores do caraças e dizendo a rir "trouxe uma coisa para ti, e tem umas palavrinhas lá dentro". Antes dessa visita ainda me mandou uma carta da CTC, com alguma frases escritas naqueles gatafunhos que ele fazia e que dizia: "Claro que é Grave... é o doente Francisco Grave. Ó FILHO! Ó CHICA!! Há coisas piores!! Podia ser nas duas pernas. Não te deixes deprimir (sublinhado) Tem paciência com as bruxas. Márinho."


Dedicatória de Mário Viegas na sua AUTO-PHOTO BIOGRAFIA (não autorizada).

Essa conversa foi a última que tive com o Mário Viegas antes de falecer, ainda cheguei a ir vê-lo de muletas ao hospital mas ele não quis receber ninguém (como eu o compreendo). Entretanto saí do hospital e andei meses em recuperação indo quase todos os dias ao hospital até que recebemos a noticia da sua morte a 1 de Abril (só podia ser) e calhou-me a mim de muletas e tudo ir reconhecer o corpo do Mário à morgue. A sua morte foi para nós o desabar de um mundo e tivemos que aprender a viver sem o Mário Viegas.



HISTORIAL COMPLETO DOS PRIMEIROS 5 ANOS 
DA COMPANHIA TEATRAL DO CHIADO.
Escrito pela mão de Mário Viegas



 Clique para ampliar e ler.




A Companhia Teatral do Chiado
(sem o Mário Viegas)

Depois da morte do Mário Viegas, o Juvenal Garcês tomou conta da companhia e eu ainda fiz a iluminação desta peça de que gostei muito (da peça, da iluminação e não só).


Dá Raiva Olhar Para Trás
(Look Back In Anger)
de John Osborne (1996) 
Encenação de Juvenal Garcês



 Simão Rubim, Pedro Tavares e Rita Lello em Look Back In 
Anger (Dá Raiva Olhar Para Trás) de John Osborne, 1996.

  Rita Lello em Look Back In Anger (Dá Raiva Olhar Para Trás) de John Osborne, 1996.

  Simão Rubim, Pedro Tavares e Rita Lello em Look Back In 
Anger (Dá Raiva Olhar Para Trás) de John Osborne, 1996.

Rita Lello e Simão Rubim  em Look Back In Anger 
(Dá Raiva Olhar Para Trás) de John Osborne, 1996.

Depois ainda fiz a iluminação de mais uma peça cujo programa está a seguir e pouco depois terminou a minha colaboração com a Companhia Teatral do Chiado e não só. Deixei assim de fazer iluminação de Teatro com a CTC e passei a trabalhar mais com A Barraca. Mas, também aqui se sentia a presença do Mário Viegas (naquela época sentia-se a sua presença em todo o lado) e poucos anos depois deixei de fazer iluminação  de Teatro (odeio a frase: Desenhos de Luz) e passei a fazer blogs (antes isso que outras coisas).


As Obras Completas de William Shakespeare 
(em 97 minutos) 
de Jess Borgeson, Adam Long, Daniel Singer (1996) 
Encenação de Juvenal Garcês


Capa do programa e ficha técnica e artística.