domingo, 29 de julho de 2012

Bucha e Estica no Ritz Club

O Regresso de Bucha e Estica estreou no Ritz Club em meados de 1989, e mais uma vez fui convidado pelo Mário para fazer as luzes e o som da peça. Este espectáculo foi construído a partir da adaptação de vários textos de Stan Laurel, e foi o embrião da Companhia Teatral do Chiado (CTC), fundada por Mário Viegas, Juvenal Garcês e Eduardo Firmo. 


Mário Viegas ainda chegou a pensar fazer 

"O Regresso de Bucha e Estica" no Odéon.


Aquilo que me recordo desta época foi que o Mário já conhecia o Juvenal há muitos anos e creio que foi no teatro da Comuna que conheceu o Eduardo Firmo, que se bem me lembro passou a colaborar com o Mário na venda dos bilhetes e durante a temporada no Politeama da peça, "Final" de Samuel Beckett, eram eles que tratavam dos bilhetes e da venda dos programas. Já não me lembro se a Carla Efe e o Rui Fialho já por lá andavam mas creio que sim. Além do Juvenal, Eduardo, a Carla e Rui também entravam em O Regresso de Bucha e Estica, o Mário Neves e a Karley Aida, com as suas pombas amestradas e ainda o seu cão, que de vez em quando dava o seu show, mijando no chão do Ritz Club.


O Regresso de Bucha e Estica (1989)
Encenação, Concepção de Mário Viegas


Juvenal e Eduardo numa cena de O Regresso de Bucha e Estica e ao fundo vê-se a Carla 
Efe, o Mário Neves, o Rui Fialho e o cão de que já não me recordo o nome. Seria Bobby?. 


Capa do programa original de O Regresso de 
Bucha e Estica e Ficha técnica e artística. 


Reportagem e entrevista ao Mário Viegas no Jornal de Letras. 


Critica de Jorge Lima Alves, creio que no Expresso. 



Foto do espectáculo e noticia em O Jornal. 


Bonecos do Bucha e Estica: o Mário tinha uma boa colecção deles.


Página copiada da AUTO PHOTO BIOGRAFIA de Mário Viegas. 


Noticia em O Jornal. 


Os verdadeiros Bucha e Estica: Stan Laurel e Hardy Harry.1938. Harry Warnecke.
Foto de Smithsonian Institution


Depois da temporada no Ritz Club, fizemos uma digressão por várias zonas do país, ainda na carrinha da Gulbenkian e foi numa altura em que devíamos ir ao Porto que aconteceu a minha primeira zanga com o Mário; deixei de trabalhar com ele e fui fazer outras coisas.