terça-feira, 9 de outubro de 2012

MANIFESTO ANTI-CAVACO

INSPIRADO NO MANIFESTO ANTI-DANTAS DO MESTRE ALMADA NEGREIROS, APRESENTADO POR MÁRIO VIEGAS NO TEATRO SÃO LUÍS, LISBOA 6 DE SETEMBRO DE 1995.

«Uma geração que consente deixar-se representar por um Professor Cavaco Silva é uma geração que nunca o foi. É um coio d'indigentes, d'indignos e de cegos! É uma resma de charlatães alaranjados e de vendidos, e só pode votar e parir abaixo de zero!» (Mário Viegas)



Se quiser ler já sabe o que tem de fazer, clique.

«Uma geração com um Cavaco Silva a cavalo, é um burro algarvio impotente!»  (Mário Viegas)

«Não é preciso saber contar pelos dedos, para se ser Professor de Economia, basta fazer contas pelos dedos como o Silva! Basta não ter escrúpulos, nem morais, nem artísticos, nem humanos! Basta andar com as modas europeias, com as políticas comunitárias e com as opiniões de Bruxelas! Pôrra pró Cavaco! Pôrra! Pim!»  (Mário Viegas)

«Vocês não sabem quem é a senhora Mariani do Cavaco? Eu vou-lhes contar: A princípio, por noticias das "Olás", entrevistas, tempos de antena e outras preparações com as quais nada temos que ver, pensei tratar-se da cantora lírica Francesca de Mariani, que lhe escreveu várias cartas em italiano, apaixonadíssima por ele quando o viu dormir na primeira fila do D. Carlos, durante uma récita, há uns anos atrás e a subir um coqueiro em S. Tomé.»  (Mário Viegas)

«O pior é que a Maria Silva foi à serra com as indiscrições do Barão do Norte e desata a berrar, a berrar como quem se estava marimbando pra tudo aquilo. Esteve mesmo muito perto de se estrear com um par de murros na coroa do Chefe do Grupo da Sueca, no que se mostrou de um atrevimento, de uma insolência e de uma decisão social-democrata que excedeu todas as expectativas.»  (Mário Viegas)

«Continue o Sr. Cavaco a mandar governar assim, que há-de ganhar muito com as cavacas da Caldas e há-de ver que ainda apanha uma estátua de prata laranja por um ourives de Loulé e uma exposição das maquetes pelo seu monumento erecto por subscrição social-democrata pelo "Povo Livre"...»  (Mário Viegas)

«E os Actores de todos os quatro canais de televisão e de todos os teatros pseudo-vanguardistas! Mário Viegas, incluído. E todos os artistas que andaram a mamar dinheiro de Lisboa Capital Europeia da Cultura e futuramente da Expo 98 de que nós já desconfiamos.»  (Mário Viegas)

«Pôrra, pró Cavaco (e seus camaradas de várias cumplicidades, cores, silêncios e futuros compromissos), Pôrra! Pim!!»

«Mais de oitenta anos depois do Manifesto dum tal Almada Negreiros» 
(Mário Viegas)

(Desenhos de Almada Negreiros)


«Portugal que com todos estes senhores conseguiu a classificação do país mas atrasado da Europa e de todo o Mundo! O país mais selvagem de todas as Áfricas! O exílio dos degredados e dos indiferentes! A África reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há-de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará comigo, a meu lado, a necessidade que Portugal tem de ser qualquer coisa de asseado!» (Almada Negreiros)